A OFERTA DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR

Palavras-chave: Formação inicial e continuada

Resumo

Este artigo procurou demonstrar, à luz da Teoria Histórico-Cultural, a necessidade, na contemporaneidade, da atividade mediadora do professor no processo educativo. Entendemos que os conhecimentos são históricos e socialmente construídos pelas gerações anteriores até os dias atuais. Desse processo de objetivação do conhecimento nasce a necessidade da educação, especificamente, na nossa sociedade, a educação escolar, para que esses conhecimentos sejam transmitidos às novas gerações de modo que estas se desenvolvam e façam parte da sociedade de seu tempo. Saviani defende que não é qualquer conhecimento que deva ser transmitido, mas a cultura maior, os conhecimentos científicos, ou o erudito. Sob essa perspectiva defendemos o ensino de Língua Estrangeira Moderna-Inglês nas séries iniciais, por compreender seu papel formador e condicionante ao desenvolvimento das estruturas psíquicas mais elaboradas. Demonstramos, então, através de nossa pesquisa bibliográfica e em documentos oficiais, se as instituições de educação estão estruturadas para que esse desenvolvimento seja garantido; para isso, mostramos como está composto o quadro de profissionais docentes de língua inglesa do município de Palmas no Estado do Paraná, articulando seus dados com a importância da formação inicial e continuada. Através da leitura dos dados pudemos perceber avanços em relação à formação dos professores que compõem o quadro do magistério do município e a importância da formação inicial e continuada na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Aparecida Michels, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Especialista em Linguagens Híbridas e Educação, Graduada em Letras Português-Inglês, pelo IFPR, campus Palmas. Professora da Prefeitura Municipal de Palmas-PR

Publicado
2019-12-26
Como Citar
MichelsT. A.; Bruna Ramos Marinho; Márcia de Campos Biezeki. A OFERTA DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR. Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 12, n. 3, p. 77-90, 26 dez. 2019.