INFORMAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

CONTRIBUTOS DE UM ESTUDO SOBRE DISPONIBILIDADE HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE IBIRÁ (SP)

  • Maxwell Luiz da Ponte Universidade Estadual de Campinas
  • Joseli Maria Piranha
Palavras-chave: Gestão Ambiental, Água, Sustentabilidade, Geoconservação

Resumo

Considerando o quadro de degradação acentuada dos bens naturais, não obstante a importância de sua conservação, no presente estudo, uma pesquisa documental, avaliou-se aspectos relacionados à gestão ambiental na Estância Hidromineral de Ibirá, São Paulo, com o objetivo de avaliar, em especial, aspectos relacionados à disponibilidade hídrica face ao uso e à ocupação territorial, tanto em área urbana quanto rural. A Estância tem sua economia relacionada ao geoturismo, ao agronegócio e à extração mineral de águas. Os resultados
revelaram aspectos históricos importantes para a gestão e conservação dos recursos hídricos e do ambiente, tais como episódios de escassez hídrica em fontes de águas minerais do Balneário Municipal e a diminuição progressiva observada nos indicadores de disponibilidade hídrica no período analisado. Em decorrência, aponta-se a necessidade de implantação de planos e estratégias de gestão que promovam mudanças urgentes da forma de uso das águas no município.

Biografia do Autor

Maxwell Luiz da Ponte, Universidade Estadual de Campinas

Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências do Sistema Terra, Instituto de Geociências (IG), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Rua Carlos Gomes, 250 – Cidade Universitária. Campinas – São Paulo. Centro de Referências em Ciência do Sistema Terra (CRECIST), Departamento de Química e Ciências Ambientais (DQCA), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rua. Cristóvão Colombo, 2265 - Jardim Nazareth, São José do Rio Preto – São Paulo.

Joseli Maria Piranha

Centro de Referências em Ciência do Sistema Terra (CRECIST), Departamento de Química e Ciências Ambientais (DQCA), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rua. Cristóvão Colombo, 2265 - Jardim Nazareth, São José do Rio Preto – São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências do Sistema Terra, Instituto de Geociências (IG), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Rua Carlos Gomes, 250 – Cidade Universitária. Campinas – São Paulo.

Publicado
2019-07-15
Como Citar
PonteM. L. da, & PiranhaJ. M. (2019). INFORMAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. Ambiente: Gestão E Desenvolvimento, 12(1), 53-62. https://doi.org/10.24979/194
Seção
Artigos - Seção Varia