O ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE RORAIMA

  • Creone Vieira Silva Universidade Estadual de Roraima
  • Sandra Kariny Saldanha de Oliveira Universidade Estadual de Roraima
Palavras-chave: Ensino de Biologia, EJA, proposta curricular, políticas públicas

Resumo

A pesquisa que embasou este artigo teve como objetivo geral analisar o ensino de Biologia a partir da Proposta Curricular de Roraima para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para a realização da pesquisa adotou-se o método qualitativo, a coleta de dados foi feita com a diretora da DIEJA da Secretaria Estadual de Educação – SEED/RR e com nove professores de Biologia. A entrevista teve como finalidade obter informações sobre a Proposta Curricular da EJA. O questionário para os professores objetivou conhecer o perfil profissional, os métodos e técnicas utilizados no processo ensino e aprendizagem. A pesquisa buscou responder a indagação: O conhecimento da Proposta Curricular é um passo para a boa prática pedagógica?Os resultados mostraram que a EJA encontra-se em um momento de dificuldades quanto à oferta de condições de trabalho, pois falta infraestrutura nas escolas e apoio pedagógico para professores de Biologia, o que reflete no elevado número de evasão escolar. Para superar os desafios, sugere-se a atualização da Proposta Curricular da EJA, na perspectiva de reivindicar políticas públicas visando à garantia da oferta de educação de qualidade aos alunos e professores da EJA que procuram uma nova chance na vida escolar.

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Biografia do Autor

Creone Vieira Silva, Universidade Estadual de Roraima

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Roraima

Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima

Professora Doutora curso de Ciências Biológicas

Publicado
2019-07-04
Como Citar
SilvaC. V.; de OliveiraS. K. S. O ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE RORAIMA. Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 12, n. 1, p. 10-20, 4 jul. 2019.