A RELAÇÃO ENTRE PBF E IFDM EM DOIS COREDE’s DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NOS ANOS DE 2013 À 2016

  • katiane Fréu Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Claudia Cristina Wesendonck Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Lorimar Francisco Munaretto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

O presente estudo tem por objetivo verificar a relação dos recursos do Programa Bolsa Família com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal dos municípios que compõem o COREDE Sul e COREDE Médio e Alto Uruguai nos anos de 2013 a 2016. Para tal, foram levantados dados bibliográficos sobre o Programa nos sites do MDS e IBGE e os índices de desenvolvimento no site do FIRJAN. Os dados foram tabulados e para validar a hipótese deste estudo foi utilizado o método de correlação de Spearman. Como principal achado do estudo destaca-se a correlação positiva moderada no COREDE Sul no IFDM Geral e na variável Emprego e Renda, já o CODEMAU não apresentou relevância estatística significativa para validar a hipótese. Também verificou-se que o COREDE Sul possui menor IFDM e maiores repasses do PBF reforçando a política do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Cristina Wesendonck, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Bacharel em Administração: Habilitação em Comércio Exterior pela FAI – Faculdades de Itapiranga; Especialista em Docência no Ensino Superior pela URI/FW; Mestre em Desenvolvimento pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Ijuí/RS; Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócios pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Toledo/PR; Professora Adjunta do Curso de Administração Pública da UERGS, campus Frederico Westphalen.

Lorimar Francisco Munaretto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Especialista em Planejamento Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina; Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo; Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Wesphalen/RS

Publicado
2019-12-26
Como Citar
Fréu katiane; WesendonckC. C.; MunarettoL. F. A RELAÇÃO ENTRE PBF E IFDM EM DOIS COREDE’s DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NOS ANOS DE 2013 À 2016. Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 12, n. 3, p. 158-175, 26 dez. 2019.
Seção
Ciências Socialmente Aplicadas