Publicado o Nº 3 do Volume 12

2019-12-26

É com muita alegria que finalizamos o ano de 2019 lançando o terceiro número do volume 12 da Revista Ambiente, Gestão e Desenvolvimento. Ao longo deste ano tivemos muitas melhorias na Revista visando ao aumento de sua qualificação, não apenas para garantir a relevância acadêmica deste Periódico junto aos pesquisadores, mas principalmente para levar textos de qualidade ao público leitor, garantindo o acesso à informação científica pública e de qualidade. Este número, que marca o encerramento das atividades de 2019, também traz dois artigos em língua estrangeira, que mostram nosso compromisso com a divulgação científica do que é produzido em Roraima e para Roraima. Além disso, gostaria de agradecer a contribuição da professora Alessandra Peternella, da Universidade Federal de Roraima, que dividiu comigo a edição de alguns artigos nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens e Artes.

Neste número apresentamos doze artigos divididos entre as áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Socialmente Aplicadas. Na área de Ciências Humanas trazemos três artigos na área de educação. No primeiro a autora, a partir da sua experiência, discute a importância da mediação do coordenador pedagógico na aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. No segundo artigo, a autora volta seu olhar para o aluno com deficiência auditiva ao relatar a utilização de uma metodologia para ensino de geografia. No terceiro e último artigo desta seção os autores têm como objetivo lançar uma luz sobre a produção acadêmica sobre uso de tecnologias computacionais para a formação de professores.

Na seção voltada para a área de Linguagens e Artes apresentamos quatro artigos sobre ensino de língua estrangeira. No primeiro artigo o autor discute a utilização do Método das 3 etapas (Saraiva & Mügge) e apresenta como resultado o engajamento dos alunos na leitura de textos em língua inglesa. O segundo artigo traz uma abordagem de ensino de língua estrangeira a partir de gêneros textuais, tendo como foco a competência comunicativa dos alunos de ensino médio do Instituto Federal do Paraná. No terceiro artigo, as autoras debruçam-se sobre a formação do professor de língua estrangeira para a educação básica à luz da Teoria Histórico-Cultural. O quarto e último artigo desta seção traz uma reflexão sobre a abordagem do ensino de línguas estrangeiras presente em documentos oficiais.

A terceira seção, na área de Ciências Biológicas e da Saúde, traz um artigo sobre a distribuição de algumas espécies de camarão de água doce nos ecossistemas aquáticos de Roraima, trazendo algumas generalizações importantes para a área e contribuindo para o conhecimento das espécies aquáticas de Roraima.

A quarta seção apresenta quatro artigos na área de Ciências Socialmente aplicadas. O primeiro artigo traz uma análise das perspectivas de desenvolvimento do BRICS, com uma contribuição a partir da posição oficial da Rússia mostrada através de documentos oficiais nos últimos três anos. O segundo artigo apresenta resultados de uma pesquisa local sobre as consequências dos acidentes de trânsito para as áreas de segurança e saúde. O terceiro artigo traz um olhar local sobre a administração pública, em especial sobre o Tribunal de Justiça de Roraima e os modelos de gerencialismo adotados naquele órgão a partir de 2017. Finalmente, o último artigo desta seção apresenta um estudo sobre a relação dos recursos de programas federais, como o Bolsa Família, e o índice de desenvolvimento municipal (IFDM) no Rio Grande do Sul, entre os anos de 2013 a 2016.

A capa deste número traz um olhar sobre o Lago Gladys, localizado no Monte Roraima. A bela foto é de autoria do professor da UERR e biólogo Rodrigo Oliveira, a quem gentilmente agradecemos pela cessão dos direitos autorais da foto.

A publicação pode ser acessada aqui.

Desejamos a todos uma boa leitura.