O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Esteja ciente de que os editores da Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento utilizarão ativamente ferramentas tecnológicas avançadas para detecção de plágio, reportando qualquer constatação nesse sentido ao conselho editorial, que deverá adotar as medidas legais cabíveis.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O arquivo de texto não está identificado com o(s) nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s) na versão de submissão.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. Artigos

1.1. Todos os textos enviados a esta revista devem ser inéditos e redigidos em português, espanhol, inglês. Também poderão ser aceitos textos que traduzem, nessas línguas, publicações internacionais de grande relevância – com a devida autorização do(s) autor(es) original(is).

1.2. Os textos devem ser apresentados com extensão de até 30 (trinta) laudas, com margem (direita, esquerda, superior e inferior) de 3 cm, em formato A4 (210x297mm), e enviados por meio eletrônico. Os textos devem ser compostos em no formato de arquivo de texto .doc ou .docx, utilizando-se a fonte Times New Roman, tamanho 12, e espaço entrelinhas de 1 e ½.

1.3. O cabeçalho deve conter o título na língua original (e subtítulo, se houver) e traduzido para uma outra língua (inglês, espanhol ou português, se essa não for a língua original).

1.4. O texto deve ser acompanhado de resumo na língua original e traduzido para uma outra língua (inglês, espanhol ou português, se essa não for a língua original),com máximo de 250 palavras,  em espaço simples, e uma relação de 4 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto.

1.5. A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas, podendo ter subtítulos.

1.6. As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas. Esse recurso pode ser utilizado quando extremamente necessário.

1.7. As citações e referências bibliográficas seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exceto para o sobrenome do autor no corpo do texto, que deverá ser em minúsculo, com primeira letra em maiúscula, para a versão final do artigo.

1.8. As ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias etc.) devem ser enviadas no corpo do texto (formatos JPG, TIF ou CDR), coloridas ou em preto e branco. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são as do formato A-4 e devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para citação.

1.9. O arquivo de texto não deve estar identificado com o(s) nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s) para a versão de submissão. Após o artigo ser aprovado para publicação o/a(s) utor(es)/autora(s) devem submeter nova versão com o(s) nome(s), de acordo com a nota 1.7. 

2. Notas de pesquisa e técnicas

2.1. As notas de pesquisa compreendem relatórios finais de pesquisas, de grupos de estudo, de monografias, dissertações ou teses.

2.2. Os textos devem conter até 10 (dez) laudas, espaço 1 e ½, fonte Times New Roman, tamanho 12, e mesma formatação de página do artigo.

2.3. O cabeçalho deve conter o título na língua original e traduzido para uma outra língua (inglês, espanhol ou português, se essa não for a língua original).

2.4. O texto deve ser acompanhado de resumo na língua original e traduzido para uma outra língua (inglês, espanhol ou português, se essa não for a língua original), com normas iguais às dos artigos, com no mínimo 5 e no máximo 15 linhas, em espaço simples, e uma relação de no máximo 4 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto.

2.5. As citações e referências bibliográficas seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exceto para o sobrenome do autor no corpo do texto, que deverá ser em minúsculo, com primeira letra em maiúscula, para a versão final do artigo.

3. Resenhas ou Traduções

3.1. A resenha é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica.

3.2. Traduções são textos que vertem para o português publicações internacionais de grande relevância, com a devida autorização do(s) autor(es) original(is).

3.3. O texto da resenha pode conter até 5 (cinco) laudas, espaço 1 e ½, fonte Times New Roman, tamanho 12, e mesma formatação de página do artigo.

3.4. O texto traduzido pode conter até 30 (trinta) laudas, espaço 1 e ½, fonte Times New Roman, tamanho 12, e mesma formatação de página do artigo.

3.5. O cabeçalho deve conter, na primeira linha, a indicação “Resenha” ou “Tradução”. Na segunda linha devem constar as referências completas da obra, de acordo com as normas da ABNT para indicação de referências bibliográficas. Para a versão final, na terceira linha deve constar o nome do autor, e, na quarta, as informações referentes à instituição a que pertence, bem como o seu endereço eletrônico.

3.6. O autor deve encaminhar uma imagem da capa da obra resenhada, em formato JPG, com resolução mínima de 150 dpi.

Instruções gerais

Os originais serão apreciados pelo Conselho Editorial que aceitará, recusará ou reapresentará o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais. Posteriormente, os artigos serão enviados aos pareceristas, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o(s) nome(s) do(s) autor(es). A Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento disponibilizará os artigos, artigos de revisão, notas de pesquisa e técnicas, traduções e resenhas publicados para consulta e reprodução em seu site, com a devida indicação da obrigatoriedade de citação da fonte. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial da revista.

Exemplificação para citações e referências bibliográficas segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

De acordo com a NBR-10520:2001 da ABNT, as Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis, contudo a Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, por questões estéticas adotará os seguinte modelo: (Silva, 1995, p.43) e “Segundo Silva (1995, p.43)”.

Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (Silva, 1995a, p.35). Solicita-se evitar ao máximo notas de rodapé.

As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a NBR-6023:2000 da ABNT Orientações: link Normalização Documentária no site: http://www.biblioteca.unesp.br/pages/normaliza.htm.

Exemplos: (atentar para a pontuação e estilo):

Livro SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. Nr. de pág.

Capítulo de livro SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. página inicial – página final do capítulo.

Artigo SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v. ?, n. ?, p. página inicial – página final, ano da publicação.

Tese/Dissertação SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. Nr. de f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em …) – Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.

Evento SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings… Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho. As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em letra de tamanho menor que aquela do texto principal. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano, página.

Artigos - Seção Varia

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.